sábado, 16 de abril de 2011

Coral da Infância realiza concerto de Páscoa

No domingo (17) que antecede a Páscoa o coral Vozes da Infância, ação da Escola Municipal de Artes/Casa das Artes, formado por 80 crianças, irá apresentar o Concerto de Páscoa no Centro Cultural São Francisco, às 10h. O coral será acompanhado pela Orquestra de Câmara de João Pessoa.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dentro do repertório estão músicas como Ave Maria (Vicente Paiva/Jaime Redondo), Alleluia (J.S. Bach), Hosanna (Miklo Rozsa), Faz um milagre em mim (Régis Danese), entre outras.

A apresentação será regida pelo maestro Elias Moreira, referência internacional como instrutor de corais infantis e Hélio Medeiros como regente assistente.

Os ensaios acontecem provisoriamente no Paço Municipal (até a conclusão da restauração do Conventinho) às segundas, quartas e sábados nos contra  turnos da escola dos coralistas.

O objetivo do coral é o de elevar a auto estima das crianças e oferecer a João Pessoa um coro de vozes infantis de qualidade vocal e excelência de repertório.

A PMJP assegura todas as condições necessárias para o ensaio dos adolescentes, tais como: transporte, fardamento, figurinos e lanches, além de aulas de voz e corpo.

Para este ano o Coral Vozes da Infância pretende ampliar a formação artístico-cultural das crianças e adolescentes de toda a comunidade pessoense através do ensino da música e do canto coral, contribuindo por meio de ações que fortalecem sua cidadania, mantendo os aproximadamente 90 estudantes da formação anterior e abrindo inscrições para estudantes novatos com idades que deverão variar entre 8 e 14 anos.

Segundo o coordenador da Escola Municipal de Ensino das Artes, o ator e diretor teatral Luiz Carlos Vasconcelos, está será a primeira apresentação de outras cinco que deverão ocorrer ao longo do ano. “No mês de junho pretendemos fazer mais uma apresentação, só que dessa vez com músicas de Jackson do Pandeiro. A terceira apresentação será no dia do aniversário da cidade, 5 de Agosto. A outra seria no Dia da Criança em outubro. O Concerto Sacro Natalino, acontecerá no terceiro domingo de dezembro também na Igreja de São Francisco. E para fechar o ciclo de apresentações o tão aguardado Concerto de Natal, no dia 25 de dezembro, no Busto de Tamandaré. Cada etapa dessa é um novo desafio para nós”, disse Luiz Carlos.

Ele também falou da importância do trabalho da prefeitura, por meio da Sedec. “A continuidade dessa ação não seria possível sem o apoio decisivo do prefeito Luciano Agra e da secretária de Educação Ariane Sá. Os coros de meninos cantores é uma tradição secular.”, completou.

O projeto Vozes da Infância teve sua gênese em 2005 por uma ação da FUNJOPE. Foi retomado em outubro de 2010, agora como uma ação complementar da Casa das Artes / Escola Municipal de Artes.  Estreou em 19 de dezembro de 2010 com o concerto Sacro Natalino na Igreja de São Francisco e voltou a emocionar no Concerto de Natal do dia 25, no Busto de Tamandaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário